Como criar um plano de ação eficiente

Uma empresa é fruto de um sonho de alguém que deseja empreender, liderar pessoas e processos, crescer e expandir seus negócios. Mas, para que esse sonho se realize é importante que os empreendedores invistam na estruturação dessa empresa. E qual é o primeiro passo? Criar um plano de ação. E por onde começar esse plano de ação? Se você deseja empreender e quer iniciar o plano de ação da sua empresa, continue a leitura e saiba mais sobre este assunto.

O que é um plano de ação e porque ele é importante?

 

Para que a empresa cresça e se desenvolva é preciso que seu ponto de partida e seu ponto de chegada estejam bem definidos. É preciso saber também como toda essa trilha será atravessada e como a jornada será conduzida. Todo esse processo estratégico e devidamente planejado é o plano de ação.

 

É graças ao plano de ação que todos os envolvidos na gestão da sua empresa saberão com clareza como conduzir os processos, como liderar as equipes e quais as melhores decisões para garantir o alcance de resultados almejado.

 

Ter um plano de ação com metas e ações bem definidas é fundamental para que as empresas prosperem e cresçam. O plano de ação é importante também no enfrentamento de crises e momentos de turbulência no mercado.

 

Por tudo isso, é de extrema importância que as empresas tenham um plano de ação. É um plano que conduz todas as etapas de uma empresa e impacta diretamente no sucesso da gestão. E já que esta é uma parte fundamental para o bom andamento das empresas, fica a pergunta: como fazer um plano de ação eficiente? A resposta para esta pergunta está ali no próximo tópico. Vamos lá?

 

5 dicas para traçar o plano de ação da sua empresa

 

Agora que você sabe o quão importante é ter um plano de ação para a sua empresa, chegou a hora de saber como fazê-lo. Para te ajudar a traçar seu plano de ação, preparei uma lista com 5 dicas valiosas.

1 – Tenha metas e prazos claros e possíveis

 

Qual é o objetivo da sua empresa? Onde você pretende que sua empresa chegue? Em quanto tempo? O que será preciso? Estas são as primeiras perguntas que devem ser respondidas. Trace metas e prazos claros e, principalmente, possíveis. Não é um problema desejar que sua empresa alcance o mercado internacional, mas é realmente possível atingir essa meta 3 meses depois de abrir a empresa?

 

2 – Envolva as pessoas neste processo

 

Traçar um plano de ação não é trabalho para uma pessoa só e para que ele seja realmente possível de ser aplicado, ter a visão das pessoas que farão parte do dia-a-dia da sua empresa. Compartilhe essa tarefa com quem estará com você nessa missão de dar vida à sua empresa. Além de motivar sua equipe, tal atitude fará com que seu plano de ação seja mais realista.

 

3 – Liste as tarefas que precisam ser executadas

 

Metas definidas, prazos estabelecidos. Qual o próximo passo? Fazer o plano de ação ganhar forma e ser tangível. Por isso, é importante que todas as tarefas citadas no plano de ação sejam listadas. Faça uma lista acessível para todos os envolvidos com as tarefas e seus respectivos prazos. Não esqueça de marcar as tarefas à medida em que elas forem concluídas, tá?

 

4 – Invista em ferramentas e metodologias

 

Existem algumas metodologias e ferramentas que podem contribuir com a criação do plano de ação. Ferramentas de gestão de tempo, por exemplo, são eficazes para gerenciar os prazos. Existem ferramentas para gerenciar as tarefas que também contribuem com o andamento das tarefas. Além disso, existem também metodologias, como a 5W2H e Metas Smart, que podem ser importantes neste processo. Escolha a que for melhor para a sua empresa.

 

5 – Acompanhe os resultados

Essa parte é muito importante e muitas vezes, negligenciada pelos gestores. Tão importante quanto fazer o plano de ação é acompanhar o que deu certo e o que precisa de ajustes. Esse trabalho é constante e muito importante para o sucesso das organizações.

 

 

A você que deseja empreender e ter seu próprio negócio, torço pelo seu sucesso e de sua organização!

 



Deixe uma resposta