Como a compliance de T.I. garante o controle de qualidade da sua empresa

Buscar maneiras e metodologias eficazes para gerenciar e controlar a qualidade dos processos é algo constante em todas as empresas. No ramo da tecnologia, isso não é diferente. Uma das formas de garantir um controle de qualidade seguro e com resultado é investir em compliance na T.I. Mas, afinal de contas: o que é compliance? O que a empresa ganha com isso? Para saber as respostas, continue lendo esse artigo.

 

O que é compliance e quais as suas vantagens?

 

Quando se fala em Compliance se fala em um grupo de medidas que tem como meta atingir padrões nos processos de trabalho. É importante dizer que a política de compliance é pautada por normas éticas que regem ambientes corporativos. Além disso, as políticas de compliance são embasadas na legislação vigente e também em normas ligadas a gestão do negócio.

 

Por todas essas referências e bases, quando uma empresa adota e implementa as políticas de compliance ela fica alinhada com os padrões de qualidade do mercado – em nosso caso, o mercado da tecnologia. Outra vantagem é que as políticas de compliance minimizam riscos em todas as etapas da gestão da organização empresarial.

 

A implementação de políticas de compliance faz do controle de qualidade uma prática rotineira na empresa, otimizando processos e garantindo a consolidação de um fluxo de trabalho que resulta em crescimento do negócio e aproveitamento de ótimas oportunidades comerciais. E tudo isso com embasamento mercadológico e legal.

 

Mas, como as políticas de compliance podem contribuir com empresas de T.I? Como tais práticas podem ser benéficas aos negócios de tecnologia? As respostas estão no próximo tópico!

 

Compliance de T.I: vantagens para o controle de qualidade

 

Num mercado como o de tecnologia, a atenção com a legislação é fundamental. Afinal, é um mercado pautado não só por avanços em hardwares e mecanismos que facilitam a vida de todos mas, principalmente, por dados de usuários. E as legislações de T.I estão de olho em garantir que esses dados permaneçam seguros.

 

Por isso, é importante que as empresas de T.I adotem e implementem políticas de compliance em seus negócios para que estes permaneçam alinhados com as legislações vigentes.

 

As políticas de compliance de T.I são fundamentais para que as empresas de tecnologia tenham uma sólida governança de T.I. Além disso, as políticas de compliance de T.I mostram aos usuários que as empresas tratam de maneira respeitosa e legal (no sentido jurídico da palavra) os dados ali inseridos. Tal prática gera confiança e bons relacionamentos entre marca e usuários.

 

Uma das principais vantagens da implementação das políticas de compliance de T.I é dar aos gestores a autonomia e segurança para tomada de decisões. Como foi mencionado acima, essas políticas contribuem com a redução de riscos e isso se afirma em situações em que é preciso que gestores tomem decisões – especialmente, decisões grandes. Como são políticas pautadas pela legislação e pelos padrões do mercado, as chances de que gestores tomem decisões erradas ou perigosas são pequenas. Isso protege a empresa de possíveis processos e demais transtornos.

 

Outra importante vantagem é que as políticas de compliance de T.I dão aos gestores a oportunidade de identificar talentos dentro da organização. É uma boa oportunidade para ver como os membros da equipe lidam com as situações e seu nível de expertise. E por ser uma política voltada para a normalização de processos, as tarefas e funções não serão dependentes das pessoas. As atividades serão feitas de acordo com as normas e não de acordo com as vontades dos profissionais.

 

Padronizar os processos é fundamental para garantir a qualidade do que é entregue pela empresa. Essa padronização precisa estar em todas as etapas e ser aplicada por todos os envolvidos. Nesse sentido, as políticas de compliance de T.I são boas escolhas para os gestores de tecnologia.

 

E você, o que pensa sobre este assunto? Comente aqui!

 



Deixe uma resposta